Em 1990, pelo decreto n.º 54/90, de 14 de Julho, criava-se na Direcção Geral da Administração Local a Divisão de Apoio ao Processo Eleitoral, como um serviço de estudos e apoio técnico (apoio jurídico, logístico, estatístico e financeiro) às operações do processo eleitoral.

Em Dezembro do mesmo ano é criada a Direcção de Serviços de Apoio ao Processo Eleitoral, DSAPE, com as mesmas atribuições da extinta Divisão de Apoio ao Processo Eleitoral.
Em 1999, com a aprovação do Código Eleitoral, são ampliadas as competências da, então, DSAPE, como o serviço central da administração eleitoral responsável pelo estudo e apoio técnico, logístico e administrativo do processo eleitoral.

Com o Decreto - Lei n.º 20/2001, de 29 de Outubro a direcção de serviço foi elevada à categoria de Direcção Geral, passando a ter a actual designação de Direcção Geral da Administração Eleitoral, DGAE.
Aproveitando as oportunidades e potencialidades oferecidas pela Internet, como meio de divulgação privilegiado na era da informação, a DGAE, por ocasião das eleições autárquicas de 2004, iniciou uma experiência válida de divulgação via Internet dos cadernos eleitorais e locais de funcionamento das mesas de voto, possibilitando assim que milhares de utilizadores/eleitores pudessem consultar os cadernos bem como as respectivas mesas de voto .

Tendo em conta a adesão ao projecto, e querendo tirar melhor proveito do site, a DGAE entendeu por bem remodela-lo em termos de imagem e serviço, visando estabelecer um canal de informação, facilmente acessível pelos cabo-verdianos, disponibilizando informações diversas sobre o processo do recenseamento, esclarecimento eleitoral, eleições, legislação e estatísticas diversas.

 

Arlinda Chantre
/Directora Geral/

banner linha verde

baner nacional

Direitos de autor © 2017 DGAPE - Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral. Todos os direitos reservados.
Design by: NOSI