O ENCONTRO NACIONAL DAS COMISSÕES DE RECENSEAMENTO ELEITORAL

O Encontro Nacional das Comissões de Recenseamento Eleitoral (CRE), que decorre nos dias 5, 6 e 7 de março, na sala de conferências do Hotel Vista, na cidade da Praia, é uma iniciativa estratégica conjunta para aprimorar o processo de recenseamento eleitoral. Este evento conta com a participação dos presidentes de todas as CRE nacionais, da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e da Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE). Tendo em vista que estamos em ano eleitoral, e face aos desafios observados no processo de recenseamento, especialmente a baixa adesão dos jovens e as altas taxas de abstenção registadas nas últimas eleições, é crucial dispor de uma estratégia de recenseamento eficiente e capaz de atingir toda a população. A realização deste evento visa congregar os presidentes das CRE nacionais para debater o processo de recenseamento eleitoral e reformular as ações. Este evento é concebido como parte de uma estratégia para reforçar o desenvolvimento de ações que acelerem o processo de recenseamento eleitoral, especialmente entre os potenciais novos eleitores. Espera-se que o resultado seja a elaboração e implementação de um Plano Nacional Integrado para o Recenseamento Eleitoral. Será um encontro intensivo de trabalho que inclui workshops temáticos e mesas redondas. Os temas a serem abordados englobam a planificação, sensibilização, tecnologias e redes sociais, motivação e liderança, todos voltados para o recenseamento eleitoral.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

O encontro tem como objetivo principal servir como uma plataforma para a preparação de uma campanha visando a promoção do recenseamento eleitoral de 2024. No contexto das Eleições Autárquicas deste ano, o encontro buscará propostas e soluções inovadoras para expandir e eleitoral acelerar o recenseamento, com o propósito de aumentar o número de novos inscritos.

Objetivos Específicos

  • Promover a colaboração: o encontro visa reunir as partes interessadas no processo de recenseamento eleitoral, fomentar discussão, ampliar conhecimentos, analisar constrangimentos, dentro do processo de recenseamento eleitoral e motivar os atores, incluindo os membros das Comissões de Recenseamento Eleitoral e especialistas em diversas áreas. Trata-se de uma oportunidade para juntos firmarem um compromisso com a missão de recenseamento eleitoral.
  • Melhorar o processo de recenseamento: o objetivo do encontro é debater e identificar formas de otimizar e acelerar o processo de recenseamento eleitoral, tornando-o mais eficiente, inclusivo e transparente.
  • Desenvolver um Plano Nacional Integrado: este plano servirá como um roteiro para a implementação de um processo de recenseamento mais eficaz e inclusivo visando as Eleições Autárquicas deste ano. Serão definidos um cronograma e um sistema de seguimento e avaliação das ações do plano.

RESULTADOS ESPERADOS

  • Aumentar a participação no Recenseamento Eleitoral: especialmente entre os jovens e outros grupos sub-representados tendo em conta as eleições autárquicas.
  • Plano Nacional Integrado para o Recenseamento Eleitoral: elaborado e pronto a ser implementado. O encontro tem como meta encontrar medidas adequadas, soluções, formas de trabalhar, que constituirão as matrizes do plano que será elaborado preliminarmente.

ESTRATÉGIA

A estratégia proposta é a implementação de um Plano Nacional Integrado para o Recenseamento Eleitoral (PNIRE). O objetivo é promover a conscientização sobre a importância do recenseamento eleitoral, otimizar o processo, assegurando a sua eficiência, inclusão e transparência e consequentemente fortalecer a democracia e a participação cívica.

O Encontro se concentrará na identificação e superação de desafios na aceleração do recenseamento, tendo como resultado final um PNIRE que servirá de roteiro para a implementação de um processo de recenseamento mais eficaz e inclusivo.

Scroll to Top
Scroll to Top