O workshop visa fundamentalmente fornecer as ferramentas técnicas e conceptuais para que os participantes possam elaborar o plano integrado de recenseamento de forma detalhado conforme os objetivos e as metas pré-definidas. Este processo abrange um conjunto de esforços planeados, ações, desde a identificação dos cenários, o diagnóstico, a gestão dos recursos necessários, a criação de um cronograma levando em conta o calendário da publicação dos cadernos, estratégia de comunicação, logística, entre outros, enquanto suportes do processo de recenseamento. Durante o período de recenseamento, serão realizadas várias campanhas de sensibilização.
O objetivo é registar um número substancial de eleitores. O plano deverá abranger todas as áreas geográficas do país, com um foco especial nas áreas rurais e remotas onde a taxa de registo de eleitores é historicamente baixa. O plano visa alcançar todos os grupos demográficos, com enfase nos jovens entre 18 e 25 anos e nas mulheres.
Durante o workshop serão abordados aspetos relacionados com a gestão dos recursos e orçamento:
As fases do planeamento incluem a avaliação do progresso, ajustes necessários na estratégia, intensificação das campanhas de sensibilização, conclusão, preparação para as eleições e a avaliação do progresso e ajustes necessários na estratégia.