Nas eleições autárquicas o eleitor preenche dois boletins: Um para os membros da Assembleia Municipal e outro, para eleger os membros da Câmara Municipal (Vereadores e Presidente). O Presidente da Câmara é o cidadão que encabeça a lista mais votada na eleição para Câmara Municipal.
Nessas eleições todos os titulares são eleitos para cumprir mandatos de 4 anos.
Uma competência importante da Assembleia Municipal é fiscalizar a atuação do Presidente e dos Vereadores da Câmara.
Responsabilidade dos Municípios
Quem pode votar nas autárquicas?
E quem pode candidatar-se ás autárquicas?
Atenção:
Grupos de Cidadãos recenseados na área do seu município, desde que não estejam filiados em partidos políticos, podem propor candidaturas ás Autárquicas.
Todos os municípios elegem o mesmo número de representantes?
Não!O número de membros dos órgãos municipais ao número de habitantes de cada concelho.
Como são eleitos os titulares dos órgãos municipais?
São eleitos em círculos eleitorais (coincidentes do país) com base nas listas apresentadas pelos partidos ou grupos de cidadãos.
Não havendo maioria absoluta, utilizar-se-á o sistema de representação proporcional, convertendo os votos em mandatos, de acordo com o método de Hondt.
Votamos nas Eleições Legislativas para eleger os deputados que irão representar todos os cidadãos cabo-verdianos na Assembleia Nacional.
O mandato dos deputados é de 5 anos, correspondendo este período a uma Legislatura. Cada Legislatura é constituída por 5 sessões legislativas, que se iniciam a 1 de outubro e terminam a 31 de Julho do ano seguinte.
Competências da Assembleia Nacional
A fiscalização da ação do Governo pelos deputados da Assembleia Nacional é feita pela:
E quem pode ser candidato ao deputado?
Qualquer eleitor cabo-verdiano pode ser candidato. Basta que o seu nome seja incluído em listas apresentadas pelos partidos em cada círculo eleitoral. As listas podem integrar cidadãos independentes, isto é, não filiados em partidos.
Como são eleitos os deputados?
São eleitos em 13 círculos eleitorais distribuídos pelo território nacional e estrangeiro.
Os Deputados são eleitos através do sistema de representação proporcional, isto é, os lugares no Parlamento são preenchidos de acordo com o número de votos obtido pelos partidos, utilizando-se o método de Hondt.
As Eleições Legislativas são determinantes para a formação do GOVERNO. E é com base nos resultados dessas eleições que o Presidente da República nomeia o Primeiro-Ministro, depois de ouvidos os partidos representados na Assembleia Nacional. Os Ministros e os Secretários de Estado são nomeados pelo Presidente da República, sob proposta do Primeiro-Ministro.
Nas Eleições Presidenciais elegemos o Presidente da República que é o representante máximo da Nação, árbitro do sistema e garante do funcionamento das instituições democráticas.
O Presidente da República é eleito por um período de 5 anos. A lei estabelece uma limitação de 2 mandatos consecutivos, ou seja, se o Presidente exercer 2 mandatos seguidos, não poderá concorrer a um terceiro.
O Presidente da República tem poderes para …
E quem pode candidatar e ser eleito a Presidente da República: