Projetos

Apresentação:

A base da democracia é a participação dos cidadãos através do voto em eleições livres, justas e transparentes. Contudo esta participação não se esgota no momento das eleições.

Ser cidadão é ter compromisso com a comunidade e participar de forma consciente e organizada em todos os momentos da vida política do País.

Diante deste facto, a DGAPE desenvolveu o projeto “Eleições na Escola”, que tem como objetivo contribuir para ensinar às crianças e jovens a importância da participação social e política, de forma responsável e consciente.

O projeto “Eleição da Mascote da Escola” foi elaborado com a preocupação de criar nas escolas um ambiente adequado ao aprendizado de temas fundamentais na formação do cidadão.

De forma simples e lúdica os participantes do projeto poderão vivenciar todos os passos do processo eleitoral – do recenseamento à proclamação do candidato vencedor, passando pelo voto e apuramento dos resultados – ao mesmo tempo que terão oportunidade de aprender conceitos fundamentais como Democracia, Ética, Ativismo Social e Político, dentre outros.

Com esta ação, a DGAPE está contribuindo também no terreno da formação de crianças e jovens conscientes de seus direitos e deveres, dotadas de comportamentos e atitudes comprometidas com a sua comunidade e com o País.

Jovens cidadãos capazes de exercer plenamente a cidadania que é a base mais sólida da democracia.

Relatório:

2015/2016 O Projeto “Eleição da Mascote da Escola” foi desenvolvido, em caráter experimental, nas escolas do Ensino Básico e Secundário, que aderiram à proposta, em seleção feita pela delegação de ensino de cada concelho.

No âmbito das atividades desse projeto procedeu-se à simulação de um processo eleitoral para a escolha da mascote da escola, seguindo todos os passos de uma eleição real, iniciando-se pelo recenseamento eleitoral até a proclamação do candidato vencedor.

O público-alvo do projeto foi as crianças e adolescentes do Ensino Básico e Secundário, com idade entre 6 e 16 anos. A ação envolveu também a sensibilização de professores e funcionários das escolas, pais e familiares dos alunos.

O projeto teve o desafio de mostrar aos alunos que a verdadeira democracia implica na prática da cidadania, daí o slogan da Campanha de Educação Cívica 2015/2016 ser “Democracia na prática é responsabilidade de todos”.

Por se tratar de um projeto-piloto e devido a uma questão de logística, somente uma escola de cada concelho pôde participar, dando-se preferência às escolas de ensino secundário (alunos que iriam se tornar eleitores).

Participaram do projeto as seguintes escolas:

  1. Escola José Lopes da Silva – Ribeira Grande
  2. Escola Jorge Oliveira – Paúl
  3. Escola Secundária António Silva Pinto – Porto Novo
  4. Escola de Guincho – Mosteiros
  5. Escola de Fonsaco – Mosteiros
  6. Escola de Atalaia- Mosteiros
  7. Escola de Relva- Mosteiros
  8. Escola de Feijoal – Mosteiros
  9. Escola Mato Afonso- Mosteiros
  10. Escola Godim – Mosteiros
  11. Escola Velhinho Rodrigues – São Miguel
  12. Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa – São Filipe
  13. Escola Pedro Corsino Azevedo – Tarrafal de São Nicolau
  14. Escola Mendes Faleiro – São Domingos
  15. Escola Pólo nº 1 de Assomada – Santa Catarina
  16. Escola Pólo Educativo de Ponta D´Água – Praia

Parceiros:

A ação é desenvolvida em parceria com a Direção Nacional da Educação e com as Comissões de Recenseamento Eleitoral.

Responsável pelo projeto:Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral

Elaboração: Maria Aparecida de Oliveira

Gestão: Carmem Fortes

Galeria

Scroll to Top
Scroll to Top